sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONFIANÇA Do Princípio até o Fim!


Porque, nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim” (Hb 3:14).

Recebemos a salvação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo, através da nossa confissão com a nossa boca. Este ato de fé encheu o nosso coração do Espírito da Verdade o qual o mundo não o pode receber porque não o vê, mas nós o recebemos porque cremos como escreveu O Apostolo: “Cri, por isso falei; nós cremos, também, por isso também falamos” (2Co 4:13). Podemos ver que fazia menção da alegria da salvação com a qual se referiu o Salmista quando ele se viu em grande aflição, encontrou o aperto, a tristeza, os seus olhos cheios de lagrimas, os seus pés próximos da queda e até a angustia de morte. E então invocou o Senhor, dizendo: “Ó Senhor, livra a minha alma”; pois fazia menção da preservação da sua vida na terra dos viventes. E também fez ali um voto de tomar do cálix da salvação (Sl 116:13), pois este ainda não estava disponível! Mas quando Jesus bebeu do cálix da vontade do Pai (Lc 22:42), o véu foi rasgado e o cálix do seu sangue, é o cálix da nova Aliança foi disponibilizado para todo aquele que crer. Desta forma nos tornamos participantes de Cristo, porém este não é um ato em si mesmo embora nos recebamos todas as condições para a salvação; existe ainda um caminho a seguir, é ai que precisamos reter firmemente a nossa confiança até o fim. Afinal essa é uma jornada de fé “Do Principio até o Fim”, tudo esta relacionado com a fé, parte ativa em todo aquele que recebeu a Cristo mediante a graça. Graça é a parte ativa e disponível da parte de Deus para a salvação e que nos possibilitou nos tornarmos participantes de Cristo. O Espírito Santo tem um papel fundamental nesta dispensação da Graça. O Espírito Santo trabalha do lado de fora para convencer o Homem do pecado, da justiça e do Juízo (Jo 16:8), até que em um momento Ele passa a trabalhar do lado de dentro do homem esse é o Principio. Agora já não estamos mais separados de Deus, o perdão nos atingiu, fomos lavados pelo sangue do cordeiro e agora justificado pela fé, nascemos de novo. Agora como uma nova criatura, não nascida de carne ou sangue, mas nascida da água e do espírito e essa nova natureza vai vencer o mundo (1Jo 5:5). Embora esse seja o maior milagre e que não pode ser imitado por ninguém, note que ainda temos um longo caminho a seguir. Caminho esse que precisa ser feito sobe a Liderança do Espírito Santo, agora nosso maior adversário já não é mais o Diabo, porque aquele que nos prendia no poder das trevas perdeu seu domínio e o seu raio de ação se fixou ao nosso derredor. É neste momento que o nosso interior passa a ser iluminado pelo sol da justiça e a luz do mundo começa a iluminar a nossa alma com o objetivo de nós levarmos a vencer as tentações humanas pela qual nosso pai Adão caiu. Observe que três seres foram criados por Deus perfeitos, ou seja, sem defeitos, a saber: Adão e Eva, porem eles caíram, não venceram e ainda contaminaram toda carne (Rm 3:23) e quanto a Jesus Cristo o Ultimo Adão que não caiu, mesmo sendo tentado e venceu sobre todas as coisas, proporcionando que nos tornássemos como pequenos Cristo pela graça do agora Primogênito de Deus. Temos agora uma nova vitoria proposta vencermos nossa natureza carnal, a maior e mais violenta batalha a ser travada, só com um detalhe, não será você quem vai batalhar, mas O Espírito do Senhor pelejará por nós. Através da oração em línguas seremos levados a um lugar de mortificação da nossa natureza carnal (Rm 8:13) através da revelação da palavra viva que sai da boca de Deus nosso homem interior, ou seja, a pessoa de Cristo vai crescendo e se robustecendo no espírito. Para a nossa batalha final vencermos a morte, como escreveu João “Ora o último inimigo que há-de ser aniquilado é a morte” (15:16). Este é o fim da nossa confiança este é o ponto a chegar!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário